Grupo Mestrado

.

O projecto MUTTER faz parte da cadeira de Produção e Realização Cinematográfica do 1ª ano de Mestrado em «Estudos Cinematográficos» da Universidade Lusófona.

O grupo de alunos que desenvolveu e construí a plataforma Transmidea MUTTER, foram André Agostinho, António Júlio Duarte, Rafael Antunes e Tony Costa.

António Júlio Duarte

Formado em fotografia na AR.CO, em Lisboa, estudou ainda no Royal College of Arts, em Londres.

É autor de vários livros de fotografia: East West (1995), Peepshow (1999), Lotus (2001), Agosto (2001) e Jesus Never Fails (2008). Em 2006 foi publicado pela ADIAC o livro António Júlio Duarte , uma recolha de projectos produzidos entre 1990 e 2005.

Em 2005 foi um dos nomeados para o prémio BESPhoto, o mais importante prémio de fotografia em Portugal.

Expõe regularmente em Portugal e no estrangeiro desde 1990.

Das suas mais recentes exposições individuais destacam-se : Do Chinese Dream of Android Seals?, Espaço ao Cubo, Alfragide, Portugal (vídeo); Electricity, Museu da Imagem, Braga e Jesus Never Fails, Fundação EDP –Museu da Electricidade, Sala do Cinzeiro 8, Lisboa

Das últimas exposições colectivas em que participou destacam-se: Res Publica 1910 e 2010 Face a Face, Fundação Calouste Gulbenkian, Povo, Museu da Electricidade/ Fundação EDP e Encounter: Dublin, Lisbon, Hong Kong, & Seoul, Cultural Center of Korea Foundation, Seoul.

O seu trabalho encontra-se representado nas seguintes colecções:

Colecção Nacional de Fotografia / C.P.F., Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Musée de la Photographie, Charleroi, Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa, Fundação Portuguesa das Comunicações, Encontros da Imagem / Museu da Imagem, Encontros de Fotografia de Coimbra / Centro de Artes Visuais, Fundação e Museu do Oriente, Fundação P.L.M.J., Fundação Carmona e Costa, Fundació Foto Colectania, Colecção BES Art, Colecção Mário Teixeira da Silva, Colecção de Fotografia Américo Marques, Centro Cultural de Lagos, Amorim Turismo Tróia, Colección Madrid Foto e Fundação EDP.

Rafael Antunes

Rafael Manuel Patrão Tavares Antunes Martins é estudante do 1º ano de Mestrado em estudos cinematográficos da Universidade Lusófona, licenciado em Cinema e Vídeo e Comunicação Multimédia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, frequentou, ao abrigo do Lifelong Learning Programme Erasmus, a SZFE (Universidade de Teatro, Cinema e Televisão) em Budapeste, Hungria, Participou no Programa UT Austin|Portugal 2010, na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, frequentando o Short Course in "Convergence Culture" and "Transmedia Storytelling" in the Contemporary Global Media Environment, com o professor Tom Schatz, UT Austin Participou Short Course in Collaborative Screenwriting com o professor 
Richard Lewis, UT Austin. Exerce a sua atividade profissional como Realizador/Operador de Câmara na SIC televisão privada em Portugal há mais de 10 anos e está ligado ao meio audiovisual há mais de 15 anos. Trabalhos como realizador "O Tenente" filmado em super 16mm, vencedor do prémio ICA/ Universidade Lusófona 2010, finalista dos prémios ZON, "Um Natal Especial", Curta metragem de ficção filmado em super 16 mm exibido na RTP, filme experimental "Moeda Viva" selecionado entre os 15 melhores trabalhos no âmbito do ciclo imagem e pensamento " Pierre Klossowski," realizado pelo Centro de Estudos de Comunicação da Universidade Nova e exibido na Cinemateca e no Museu Coleção Berardo.

Tony Costa

Tony Costa é actualmente professor convidado da Universidade Lusófona e está a frequentar o 1º ano do Mestrado em Estudos Cinematográficos.
Tony Costa dá formação em fotografia cinematográfica e tem uma carreira assente no departamento de imagem em filmes, publicidade e documentário, tendo-se iniciado como assistente e progredido a director de fotografia. Tem feito algumas incursões no campo da realização, dois documentários e no campo da produção. Para além disso é também editor de diversos portais relacionados com o cinema e é também membro activo e fundador de várias associações entre elas a recente ACADEMIA portuguesa.

Mais informação em: www.tonycosta.org

More information on: www.tonycosta.org

Editor de:

André Agostinho

Licenciado em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia, frequenta neste momento o 1º Ano do Mestrado de Estudos Cinematográficos da Universidade Lusófona. Frequentou o Lifelong Learning Programme Erasmus na escola de cinema Színház – És Filmmuvészeti Egyetem em Budapeste, Hungria. Desde Janeiro 2011 é estagiário na RTP e fez trabalhos como (O meu) Outro Mundo com estreia no PANORAMA e A Tua Última Morada exibida no Shortcutz.